Entenda o Melasma
O melasma é um distúrbio pigmentar extremamente comum em mulheres, caracterizado pelo aparecimento de manchas acastanhadas em áreas expostas à luz. As regiões de maior acometimento são: bochechas, dorso nasal, fronte, acima dos lábios e queixo.A causa do melasma é desconhecida, mas há fatores associados, como: predisposição genética, gravidez, alguns hormônios e exposição solar.
É uma doença benigna, mas frequentemente causa desconforto por motivos estéticos.
O pigmento presente nas lesões do melasma pode estar localizado mais superficialmente ou profundamente na pele e, por isso, a resposta ao tratamento é variável em cada pessoa.|
Como tratar?
O tratamento inclui fotoproteção intensa. O uso de fotoprotetores tópicos é fundamental, e deve ser diário, com reaplicação a cada 2 horas. O filtro ideal deve conter: proteção contra UVA e UVB, fator de proteção maior que 30, óxido de zinco ou titânio (para proteção física contra os raios ultravioletas). Além disso, deve-se associar o uso de chapéu e óculos. Muitos dermatologistas também prescrevem fotoprotetores orais.
O tratamento pode ser realizado com o uso tópico de substâncias despigmentantes.
Os peelings químicos superficiais podem acelerar o processo de melhora, facilitando a penetração dos despigmentantes e ajudando a remover o pigmento das camadas superiores da pele.
É também muito útil o tratamento com alguns aparelhos de laser, como o de Nd: Yag micropulsado, que atingem a melanina, causando melhora após algumas sessões.
AGENDE SUA CONSULTA!
Consultoria:
Dra. Adriana Awada - Dermatologista
CRM 62.432
Escreva um comentário: