Página Inicial

Menopausa o início de uma nova fase de vida

Página Inicial BLOG AWADA Menopausa o início de uma nova fase de vida
Menopausa o início de uma nova fase de vida

Menopausa o início de uma nova fase de vida

Menopausa… tema cada vez mais frequente, mais procurado, e mais lido, pois muitas mulheres se encontram nesse momento de transição. Muitos são os questionamentos e as dúvidas que surgem nessa fase. O que acontece com o nosso corpo? Como lidamos com as mudanças? Como nos preparar para o que está por vir?

A Incerteza dos Sintomas da Menopausa: Fortes, Fracos ou Imperceptíveis
Muitas alterações acontecem no nosso corpo, e mesmo sabendo durante a vida toda que esse momento vai chegar, não temos como saber quais serão os nossos sintomas, se serão fortes ou fracos, ou se nem vamos perceber que chegaram. 

Como dermatologista, passei meus últimos 35 anos cuidando de muitas mulheres nessa etapa de vida, mas há 5 anos passei a viver a menopausa acontecendo em mim. Tive muita resistência em realizar reposição hormonal no início , pois achava que daria certo superar os sintomas de calor que me traziam, e também por ter tido mãe com diagnóstico de câncer de mama. 

Todos esses pontos devem ser considerados, muito bem analisados, e a reposição deve ser feita com a ajuda de profissionais médicos muito preparados. As mudanças que acontecem são na nossa pele, cabelos, peso, ossos, humor e sono. Algumas mulheres só sentem calores intensos, e outras vivem todos os sintomas juntos. 

O mais desafiador é que nenhuma mulher tem certeza de como viverá a menopausa, e qual intensidade de mudanças vai gerar, pois não temos como prever isso. A ajuda de um dermatologista, juntamente com um ginecologista e um endocrinologista são a melhor alternativa para uma boa qualidade de vida.

Tecnologia e Inovação na Dermatologia: A Era da Inteligência Artificial
Os recursos são infinitos, as tecnologias só melhoram, e com a chegada da inteligência artificial, mais avanços ainda estão acontecendo. Na clínica usamos um método de inteligência artificial, em aparelho que chama Opatra, em que a pele é analisada, e temos alertas de pontos que estão precisando de ajuda, hidratação e cuidados mais intensivos. 

Opatra nos diz a idade da pele que está sendo analisada, e mostra se as alterações hormonais estão incomodando a hidratação, rugas, danos ao sol, e orienta quais pontos devemos focar primeiro. O acompanhamento da pele, associado aos exames hormonais de rotina, nos permitem planejar como fazemos para que a menopausa não seja cruel.

Temos que lembrar dos exercícios físicos, das dietas, da ingestão de água e vitaminas, pois quando associamos várias ajudas ao corpo, ele responde melhor. Temos que escutar nosso corpo, e então traduzir o que ele está nos mostrando, para os médicos que escolhemos para cuidar dele.

Podemos encarar a menopausa como mais uma transição nas nossas vidas, e conseguir viver ela com leveza e de forma plena. Estamos juntas nesse momento de descobertas, e ficaremos cada vez mais preparadas para escrever mais um capítulo em nossas vidas.

Vamos escrever esse capítulo juntas?

Dra. Adriana Awada,
Dermatologista.