Verruga Viral
As verrugas virais são lesões causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Podem se disseminar pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.As áreas mais comuns para o aparecimento das verrugas são os dedos, as mãos e os cotovelos.
Podem aparecer em qualquer indivíduo, independente da idade, embora sejam mais freqüentes na infância e adolescência. Tem superfície dura e parecem uma couve-flor.
Podem se apresentar de várias formas de acordo com a sua localização e formato:
- Verruga vulgar: localizadas na superfície normal da pele, as lesões são elevadas, endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquiçada. Algumas apresentam pontilhado escuro.
- Verruga peri-ungueal: são as verrugas vulgares que localizam-se ao redor das unhas.
- Verruga plantar: localizadas nas plantas dos pés estas lesões crescem para dentro da pele, devido ao peso do corpo impedir o seu crescimento para fora. São, muitas vezes, confundidas com calos. As maiores costumam ser dolorosas ao pisar.
- Verruga filiforme: mais frequente na face e no pescoço, este tipo de verruga forma lesão digitiforme (semelhantes a um dedo).
- Verruga genital ou condiloma acuminado: este tipo de verruga é encontrado na região genital ou peri-anal.
Para destruir as verrugas vulgares, podemos usar procedimentos cirúrgicos com eletrocauterios ou com raio laser, congelamento (criocirurgia) cauterização química com ácidos, ou uso de imunomoduladores.
O dermatologista irá analisar qual tipo de tratamento é o melhor para cada caso.
AGENDE SUA CONSULTA!
Consultoria:
Dra. Adriana Awada - Dermatologista
CRM 62.432
Escreva um comentário: